segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vocação: " Avançai para águas mais profundas!”.

Blog Mossoró: Como foi para você ser chamada a ser Obra de Maria?

Fabiana: Eu caminhava com a Boa Nova em Recife, e já conhecia através deles como era viver comunitariamente. A primeira vez que eles me explicaram sobre isso dentro do meu coração eu disse a mim mesma: “é isso que quero para minha vida!”. Mas sentia que não era no carisma daquela comunidade. Então, fui convidada por uma tia minha para participar de um grupo de oração, que é da Obra de Maria, e acontece até hoje, na Várzea (bairro de Recife). Quando terminou o grupo, tive a certeza que era na Comunidade Obra de Maria que queria caminhar. Algum tempo depois comecei a fazer os vocacionais que aconteciam em Carpina, e no terceiro vocacional fui convidada por Gilberto para fazer parte dela. Eu digo sempre que nos dois primeiros encontros por causa de muitos empecilhos que eu tinha, Deus esperou que dentro de mim eu permitisse concretizar a certeza que ao sair de casa quem cuidaria dos meusseria Ele mesmo. Quando eu tive essa certeza eu fui chamada e posso afirmar como Santa Terezinha um dia disse: “que Deus nunca coloca desejos irrealizáveis em nosso coração!”

Blog Mossoró: Quais os desafios de servir a Deus?

Fabiana: Acredito que continua sendo e sempre será: ser diferente!
Faço uma comparação com aquilo que nosso fundador sempre nos ensina dentro da realidade de vida comunitária: “Ser comunidade e não estar”. Digo sempre que hoje mais do que antes, o maior desafio para ser de Deus é realmente estar inserido nas diversas realidades da vida, do nosso cotidiano, dos conceitos da sociedade, mas não ser um com eles. E esse sempre foi o maior desafio de todos nós cristãos. O próprio Jesus conhecia tanto este desafio, que disse aos seus discípulos que iria rogar por eles, pois Ele mesmo afirmou que o mundo os odiaria; e consequentemente a nós.
E o que é mais interessante, é que para ser feliz em Deus é preciso e é necessário, não fi
car na margem, mas realizar na nossa vida aquele apelo que nosso saudoso Papa João Paulo II nos fez: “avançai para águas mais profundas!”.

Blog Mossoró: O que mais pesou na hora de você tomar a decisão de seguir a Deus?

Fabiana: Meu encontro com Deus foi muito forte e depois que o conheci tudo ficou em segundo plano na minha vida, mas somente na minha vida, quando se tratava de pessoas que dependiam dela; eu exitava. Quando saí de casa foi mais fácil para mim, deixar emprego, namorado, bens materiais, um projeto de vida que eu já tinha e etc; mas a família realmente, foi o que mais pesou porque eles sempre projetaram todos os seus sonhos futuros comigo e eu também com eles. Isso os marcou muito e confesso que à mim também. Embora como toda família, nós tivéssemos conflitos, nos amávamos e ainda nos amamos muito, talvez até mais do que antes, e por tudo isso, eu sabia que muitas vezes na minha futura e nova caminhada com Jesus, eu teria que ter sempre o olhar fixo Nele para que pudesse enxergar as suas promessas mesmo quando eu não as visse. Até hoje porém, posso afirmar que Deus nunca me decepcionou na confiança que sempre depositei Nele.

Blog Mossoró: Quais as missões que você desempenha hoje?

Fabiana: Gosto de dizer que hoje, tenho funções específicas como: formadora pessoal, diretora de escola, e sou responsável junto com Pe. José Júnior pelo regional do RN. Mas, minha maior missão é ser e nunca estar na Obra de Maria.

Blog Mossoró: Quais os desafios de evangelizar na escola?

Fabiana: Educar já é um grande desafio, imagine educar e evangelizar ao mesmo tempo, principalmente nos dias de hoje, onde a família tem perdido a capacidade de diálogo, de partilha e até mesmo de papéis que estão sendo invertidos. Por estes motivos, nossos jovens estão cada vez mais rebeldes, complexados, e de difícil acesso. Para alcançá-los em suas realidades é preciso um jogo de cintura muito grande, até porque a escola é a sua segunda casa e é nela que eles podem mostrar quem realmente são; às vezes, até mais do que em suas próprias casas. Contudo, isso também se transforma em oportunidade porque os temos muito próximos a nós. Por este motivo, conseguimos evangelizar de forma mais lenta, porém mais concreta, mais profunda, sendo impossível não torná-los no mínimo bons cidadãos.

Blog Mossoró: Quantos anos você tem de vida comunitária e o que lhe motiva a servir a Deus nestes anos todos?

Fabiana: Tenho cinco anos e oito meses de vida comunitária e o que sempre me motivou e me motiva até hoje, é descobrir a cada dia, através de tudo aquilo que o Próprio Deus me permite viver, que estou realizando a vontade Dele em minha vida. E que dentro desta vontade por mais que haja momentos difíceis, cruzes, eu consigo me realizar por completo.

Fabiana de Oliveira Soares, tem 26 anos, 5 anos e 8 meses devida comunitária e 4 anos de vida consagrada. Ela já desempenhou suas atividades missionárias na casa de formação em Beberibe( Recife-PE) e atualmente está em São Paulo do Potengi

Nenhum comentário:

Postar um comentário