sábado, 22 de agosto de 2009

Qual a sua Vocação?

Origem da palavra vocação: Ela vem do verbo latim "vocatione", que quer dizer "chamar, escolha, predestinação, eleição". A vocação é, portanto, um chamado. No lado religioso, a vocação é sempre um chamado de Deus para alguma coisa. Lembrasse de Nóe ele foi chamado a salvar o que restava da humanidade que avia de bom ele foi julgado ele foi condenado e ninguém acreditou nele achava que tudo era besteira que não iria acontecer nada e acabou que Nóe estava certo e todos eles não. Muitas vezes você recebe um chamado e não sabe como agir com isso que Deus quer na sua vida você muitas vezes corre desse chamado coloca a família, trabalho, entre antas coisas em primeiro lugar mas Deus não esquece de você a cada dia ele te mostra que ali não é o seu lugar e que você necessita segui-lo.

Tipos de vocação de acordo com o CIC (Catecismo da Igreja Católica):

Vocação da Humanidade: Consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Esta vocação implica uma dimensão pessoal, pois um é chamado a entrar na bem-aventurança divina, mas concerne também ao conjunto da comunidade humana.

Vocação dos Leigos: É especifico dos leigos, por sua própria vocação, procurar o Reino de Deus exercendo funções temporais e ordenando-as segundo Deus.

Vocação para a Castidade: Castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. A virtude da Castidade comporta, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade da doação.

Vocação para o Amor: Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todo ser humano. Pois o homem foi criado á imagem e semelhança de Deus, que é Amor. Tendo-os Deus criado homem e mulher, seu amor mútuo se torna uma imagem do amor absoluto e infalível de Deus pelo homem.

Vocação para o Apostolado:
Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S. Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é ‘enviada’ ao mundo inteiro; todos os membros da Igreja, ainda que de formas diversas, participam deste envio. “A vocação cristão é também por natureza vocação ao apostolado”. Denomina-se “apostolado” “toda a atividade do Corpo Místico” que tende a “estender o reino de Cristo a toda a terra”.

Vocação ao Casamento:
a intima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja, pelo consentimento pessoal irrevogável. A vocação para o
Matrimonio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme sairão da mão do Criador. “A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar”. “Esse amor é bom, muito bom, aos olhos do Criador, que é amor” (I Jo 4,8.16). E esse amor abençoado por Deus é destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum de preservação da criação: “Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”. (Gn 1,28).

Vocação de Maria:
Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como "cheia de graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse totalmente sob a moção da graça de Deus.

Fontes: CIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário