sábado, 15 de agosto de 2009

Festa na sede do Regional NE II: Novo arcebispo toma posse neste Domingo da provícia eclesiástica do Recife

Dom Fernando Saburido toma posse como novo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife neste domingo (16). Ele assume no lugar de dom José Cardoso Sobrinho que passou 24 anos no comando da Arquidiocese. A posse será às 16h na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. Em seguida, Dom Fernando Saburido celebra a primeira missa como arcebispo no Marco Zero. A celebração da missa será transmitida, ao vivo, em vídeo, pelo pe360graus.
Dom Fernando Saburido estava em Sobral, no Ceará, onde desde 2005, exercia a função de bispo. No último dia 16, o religioso recebeu uma notícia do vaticano, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife.Parentes e amigos de Dom Fernando Saburido fretaram vários ônibus para acompanhar domingo a posse no bairro do Recife. “Cada paróquia vai acompanhar com um ou dois ônibus. Para comemorar, para festejar com ele, com a família dele e com todos”, disse a aposentada Severina Alves de Oliveira.
A saída de dom Fernando do mosteiro de São Bento, em Olinda, está prevista para as 15h45. Ele vai num carro fechado para o Recife, passando pela parque 13 de Maio, Ponte Princesa Isabel e Praça da República. Na frente do Tribunal de Justiça ele troca de veículo segue até a Igreja Madre de Deus num carro aberto.


Relembrando a história!

Nomeado oficialmente como novo arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho deste ano, dom Fernando Saburido, que desde 2005 era bispo de Sobral (CE), assumirá o lugar de dom José Cardoso Sobrinho, que ao completar 75 anos, em 2008, fez o pedido de renúncia como prever o código de direito canônico: "o bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao sumo pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências." (cân 401 §1)Dom Antônio Fernando Saburido nasceu no dia 10 de junho de 1947, no distrito de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho. Ele estudou no Seminário Menor da Imaculada Conceição, no Recife e concluiu os cursos de filosofia e teologia do Mosteiro de São Bento, em Olinda. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife entre 2001 e 2005. Antes de se tornar arcebispo de Olinda e Recife exerceu a função de bispo diocesano de Sobral, no Ceará, desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário