segunda-feira, 9 de março de 2009

09 de Março dia de Santa Francisca Romana

A festa de santa Francisca Romana celebra-se na Quaresma e a liturgia deste tempo recorda-nos a necessidade da purificação interior, através da oração, do jejum e das obras de misericórdia. Mas isto pode ser, sem dúvida, também a Mensagem que a Santa nos transmite, toda dedicada a uma vida de oração e de caridade, que suscitava admiração entre os romanos do seu tempo e também nos tempos de hoje.
Ao olharmos para Santa Francisca nos deparamos com uma daquelas mulheres fortes, das quais os Livros Sagrados e as páginas da história da Igreja estão repletos. Exemplo de mulher forte, primeiro na vida familiar e depois na monástica. Exemplo de mulher generosa, totalmente dedicada às obras de caridade.
Mesmo pertencendo à antiga família aristocrática dos Ponziani, a nobre mulher Francisca não desdenhou inclinar-se ao serviço dos mais humildes nos bairros de Trastevere, Campo Marzio, na periferia de Parione ou do Palatino. Desta forma, Francisca podia realizar aquele apostolado social, que também hoje permanece insubstituível, em qualquer tipo de sociedade. O fervor interior que a animava era a admoestação de Cristo: "É por isto que todos saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13, 35). E a caridade fraterna tornou-se a regra inspiradora da sua vida.
Mulher de acção, Francisca hauria contudo de uma intensa vida de oração a força necessária para o seu apostolado social. O Senhor concedeu-lhe também graças extraordinárias, assim como fizera com duas outras grandes místicas daquele tempo, santa Catarina de Sena e santa Brígida da Suécia.
Francisca Romana, foi o de todos os gigantes da santidade: "Não lamentações, mas acção". Eis a mensagem que a nossa Santa nos deixa em herança.

A caridade fraterna se torne também para nós uma regra de vida!


Santa Francisca Romana, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário