sábado, 23 de maio de 2009

Mãe de todos os povos

Como sabemos Maria mãe de Jesus tem vários títulos, entre eles estão a de Nossa Senhora de Fátima, de Lourdes, Aparecida... Entre tantos outros, isso se dá por causa de suas aparições em locais diferentes e em situações diferentes. Durante quatro sábados vamos conhecer quatro títulos de Nossa Senhora, começamos hoje vamos falando um pouco sobre a história de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717 os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves foram encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, governador da província de São Paulo, eles subiam o Rio Paraíba e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezar. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
O seu primeiro milagre na época foi o milagre das velas onde à noite, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mãe e padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rogai por nós!

Adalberto Almeida
Missionário da Comunidade Obra de Maria - Missão - Mossoró - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário