terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Papa pede ao patriarca russo que continue trabalhando pela união dos cristãos



Enviou uma mensagem através do cardeal Kasper por ocasião de sua entronização

Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI voltou a enviar uma mensagem ao novo patriarca ortodoxo russo, Sua Santidade Kirill, desta vez por ocasião de sua entronização, insistindo na importância de continuar trabalhando pela comunhão entre os cristãos.

A mensagem foi entregue ao patriarca pelo cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, junto com um cálice, ontem, 1º de fevereiro, durante a celebração de sua entronização como cabeça da Igreja Ortodoxa Russa, na catedral de Cristo Salvador de Moscou.

O cardeal Kasper encabeçava a delegação da Igreja Católica convidada para a cerimônia, estava composta pelo secretário do dicastério, Dom Brian Farrel, L.C., pelo arcebispo Antonio Mennini, representante da Santa Sé na Federação Russa, por Dom Paolo Pezzi, arcebispo da «Mãe de Deus em Moscou», e pelo sacerdote Milan Zust.

Em sua carta, o Papa recorda os encontros tidos com o novo patriarca quando este era presidente do Departamento de Relações Eclesiais Exteriores, e os define como «cheios de boa vontade».

Bento XVI lhe recordou o papel que ele mesmo desempenhou «ao forjar uma nova relação entre nossas Igrejas, uma relação baseada na amizade, na aceitação mútua e no diálogo sincero».

«Tenho sérias esperanças de que continuaremos cooperando para encontrar formas de fomentar e reforçar a comunhão no Corpo de Cristo», afirma o Papa.

Por outro lado, o pontífice falou também do trabalho realizado pelo patriarca anterior, Alexis II, tanto para a renovação da própria Igreja Ortodoxa Russa como para a cooperação com as demais confissões cristãs.

O falecido pontífice, acrescentou o Papa, «deixou para o seu povo uma profunda e respeitosa herança de renovação e desenvolvimento eclesial, ao guiar a Igreja Ortodoxa Russa fora do longo e difícil período de sofrimento sob um sistema totalitário e ateu, a uma nova e ativa presença e serviço à sociedade de hoje».

Alexis II «trabalhou assiduamente pela unidade da Igreja Ortodoxa Russa e pela comunhão com as demais igrejas ortodoxas. Ao mesmo tempo, manteve um espírito de abertura e cooperação com os demais cristãos, particularmente com a Igreja Católica, para a defesa dos valores cristãos na Europa e no mundo», assegura.

«Estou certo de que Sua Santidade continuará construindo sobre este sólido fundamento, pelo bem de seu povo e para benefício dos cristãos de todos os lugares», acrescenta o Papa.

«Por ocasião de sua entronização, desejo portanto renovar-lhe minha estima e minha proximidade espiritual. Rezo para que o Pai celestial lhe conceda a abundância dos dons do Espírito Santo em seu ministério, que lhe capacitem para guiar a Igreja na paz e no amor de Cristo», conclui a mensagem.

Fonte zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário