quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Católicos britânicos discutem tema do suicídio

O lema será «És precioso aos meus olhos» (Is 43, 4)
As Conferências Episcopais da Escócia, Inglaterra e Gales e Irlanda concordaram em dedicar o «Dia pela Vida» (Day for Life) 2009 a refletir sobre o suicídio, com o lema «És precioso aos meus olhos» (Is 43, 4), segundo informa a sala de imprensa dos bispos ingleses.
Esse Dia, que será celebrado na Escócia em 31 de maio, na Inglaterra e Gales em 26 de julho e na Irlanda em 4 de outubro, é coordenado pelos três episcopados. O do ano passado se dedicou ao tema das doenças mentais, inclusive a depressão, e como responder a elas a partir da família e das paróquias.
O Dia pela Vida deste ano dedicará uma atenção especial a «refletir sobre as dimensões pastorais deste tema difícil e sensível».
Trata-se, explicam os organizadores, de «expor as razões pelas quais a Igreja crê que toda vida vale a pena ser vivida», assim como «observar as razões pelas quais as pessoas tentam o suicídio, inclusive a doença mental grave, e os possíveis fatores espirituais envolvidos».
A intenção dos bispos ao propor este tema é «conscientizar sobre o papel vital que as famílias e as comunidades paroquiais podem desempenhar ao apoiar e sustentar as pessoas que talvez estejam atravessando dificuldades».
Também se pretende informar a sociedade sobre «o apoio que os serviços profissionais podem oferecer para ajudar de forma esperançosa a reduzir este estigma, com frequência associado à doença mental e à depressão».

Mais informações: www.dayforlife.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário