sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A importância de escutar

A escuta é um dos belos dons que Deus nos deu, mas requer despreendimento de nossas experiências, vivencias e preconceitos. Escutar depende do movimento em direção ao encontro do outro, deixar que esse outro fale sem julgamentos acolhendo a sua experiência.
Jesus tinha uma sensibilidade incrível, Ele percebia a necessidade do outro, mas sempre antes de realizar os milagres perguntava: O que queres que eu te faça? Ele parava para escutar.
Quantas vezes nos antecipamos achando que já sabemos o que o outro irá pensar ou dizer e nem sequer nos damos a oportunidade para escutá-lo. Fazemos uma pergunta e logo em seguida da resposta do outro já temos um novo argumento para defender-nos. Nem sequer escutamos a resposta de nossa pergunta.
Na atualidade precisamos exercitar a prática da paciência para escutar o outro. " Um dia uma irmã de comunidade tirou as minhas roupas do varal quando peguei achei que as roupas estavam ainda úmidas fiquei chateada demais!
Quando me encontrei com a irmã fui logo brigando: Por que você tirou as minhas roupas do varal? Você não me respeita...
Nem dei tempo para escutar a resposta da minha perguna inicial. Depois que estava mais calma, no outro dia, ela veio dizer-me que tirou porque achava que ia chover". Hoje percebo que na vida temos que parar para escutar, pois podemos supreender-nos.


Ana Carolina Aguiar
Membro Consagrada para Sempre na Comunidade Obra de Maria

Um comentário:

  1. Caroca , ao ler teus ecritos imaginei vc mesma falando, es canal de Deus para minha vida e sei tb pra vida de muitos .obrigada pela tua amizade sinto saudades riririirir.
    Amo tu amiga .

    ResponderExcluir