sexta-feira, 17 de julho de 2009

São Paulo: igreja aberta 24h, necessidade numa cidade que não dorme

Arcebispo fala sobre a reinauguração de templo histórico no centro da metrópoleSÃO PAULO, quinta-feira, 16 de julho de 2009 (ZENIT.org).- A reinauguração de uma igreja católica que ficará aberta 24 horas por dia no centro de São Paulo é uma contribuição e uma iniciativa necessária numa cidade que não dorme, afirma o cardeal Odilo Scherer.
A igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, que completará 200 anos em 2010, foi construída pela Irmandade da Boa Morte, quando São Paulo ainda era pouco mais que uma vila. “O templo testemunhou dois séculos da história da cidade: história religiosa, social, cultural, econômica e política”, afirma Dom Odilo, em artigo divulgado hoje.
“Passando pela sua porta, muitos condenados à pena capital, enquanto eram levados ao patíbulo na Liberdade, puderam parar ali para fazer uma última súplica ao Bom Jesus, ou à Virgem Dolorosa, ou ainda a Nossa Senhora da Boa Morte, ali venerada”, recorda o arcebispo.
Segundo explica o cardeal Scherer, a igreja, “desgastada pelo tempo e pelo uso, devorada pelos cupins e consumida pelo mofo, precisava muito de socorro, para não acabar em total ruína”. Foi preciso fechá-la, por oferecer riscos à segurança. O restauro foi iniciado em 2006.

“Um significativo aporte financeiro foi necessário para bancar as obras; além de contar com os recursos captados mediante a lei de incentivos à cultura (Lei Rouanet), a realização do trabalho precisou contar com vários apoiadores privados.”
“Tudo para que a Arquidiocese pudesse devolver à cidade de São Paulo um pedaço de sua história e de sua memória. Afinal, a Igreja católica é parte da história desta cidade, desde os seus primórdios”, afirma o arcebispo.
O templo foi restituído ao seu estilo original, o barroco colonial paulista. Imagens, peças de arte, móveis e pinturas foram recuperados.
O cardeal Scherer assinala que a igreja N. Sra. da Boa Morte (ou da Dormição da B. Virgem Maria) ficará aberta dia e noite, ininterruptamente. A Comunidade Aliança de Misericórdia coordenará, junto com os padres responsáveis, todo tipo de atendimento necessário.
“Ali deverão ser promovidas as celebrações litúrgicas da Igreja, o sacramento da penitência, a pregação da palavra de Deus, a adoração à Eucaristia, as devoções populares, o conforto aos doentes e aflitos, a acolhida e o cuidado dos pobres e dos necessitados de atenção fraterna e samaritana”, comenta.
“A novidade é que teremos no centro histórico de São Paulo uma igreja católica aberta 24 horas por dia. Poderá ser a primeira de mais outras iniciativas semelhantes, necessárias numa cidade que não dorme e onde o “povo da noite” procura, muitas vezes, uma porta aberta e a luz da esperança”, afirma Dom Odilo.
Segundo o arcebispo, “não bastam portas abertas”. “É necessário que haja alguém para acolher e escutar. E poderão ser muitos a fazê-lo. Faz parte de nossa missão de discípulos e missionários de Jesus Cristo nesta cidade imensa”.
A igreja fica na Rua do Carmo, s/n; o acesso mais fácil é pela rua Tabatinguera, atrás da Praça da Sé.

Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário