quarta-feira, 1 de julho de 2009

Brasil: nomeados novos bispos para Olinda-Recife e Pelotas

A Santa Sé informou nesta quarta-feira que Bento XVI nomeou novos bispos para a arquidiocese de Olinda e Recife (Pernambuco) e para a diocese de Pelotas (Rio Grande do Sul).

Na arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, atual bispo de Sobral (Ceará), sucederá Dom José Cardoso Sobrinho, que renunciou por motivo de idade, de acordo com norma do Código de Direito Canônico. O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978; informa breve biografia difundida pela CNBB. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é “Segundo a tua palavra”.

Na diocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, atual bispo de Tubarão (Santa Catarina), sucederá Dom Jayme Henrique Chemello, que também apresentou seu pedido de renúncia por motivo de idade. Dom Jacinto Bergmann, 57, é natural de Alto Feliz (Rio Grande do Sul). Ordenado sacerdote em 1976, foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas em 2002, onde ficou até 2004, quando foi transferido para Tubarão. Tem mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Exerceu inúmeras atividades antes do episcopado sendo, inclusive, subsecretário geral de pastoral da CNBB entre 2001 e 2002. Seu lem a episcopal é “Em nome da Trindade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário