segunda-feira, 7 de setembro de 2009

5 super dicas de leitura da palavra de Deus

1. A Interpretação da Bíblia na Igreja, documento da Pontifícia Comissão Bíblica (Vaticano), publicado pelas edições Paulinas em 1994, "deseja indicar os caminhos que convém tomar para chegar a uma interpretação da Bíblia que seja tão fiel quanto possível a seu caráter ao mesmo tempo humano e divino." A fim de alcançar este objetivo, o documento faz uma breve descrição dos diversos métodos, indicando seus valores e seus limites; examina algumas questões de hermenêutica; propõe uma reflexão e considera o lugar que a interpretação da Bíblia ocupa na vida da Igreja.
2.
O Povo Judeu e as suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã, documento da Pontifícia Comissão Bíblica (Vaticano), publicado pelas edições Paulinas em 2002, "...constata que o Novo Testamento reconhece a autoridade do Antigo Testamento como revelação divina e não pode ser compreendido sem a sua estreita relação com este e com a tradição judaica que o transmitia. O segundo capítulo examina ... como os escritos do Novo Testamento acolhem o rico conteúdo do Antigo Testamento, do qual retomam os temas fundamentais, vistos à luz de Cristo Jesus. O terceiro capítulo, enfim, registra as atitudes muito variadas que os escritos do Novo Testamento exprimem sobre os judeus..."
3.
A CNBB preparou o Estudo 86: Crescer na Leitura da Bíblia, publicado pela editora Paulus em 2003. "Este subsídio oferece algumas orientações e chama a atenção para certos aspectos da leitura bíblica que têm relevância no trabalho pastoral. O texto destaca que "o tipo de leitura que se faz da Bíblia influencia o modo de compreender Deus e de viver como Igreja."
4.
Um livro muito útil para entendermos os gêneros literários bíblicos é Palavra de Deus, Palavra da Gente: as formas literárias na Bíblia, organizado por Maria Paula Rodrigues e publicado pela editora Paulus. "Este livro é um subsídio para quem deseja aprofundar seu conhecimento bíblico. Os autores trabalharam para colocar à disposição do povo de Deus, numa linguagem acessível a todos, alguns conhecimentos que facilitam a compreensão do texto bíblico".
5.
E para aprendermos a Lectio Divina, temos Leitura Orante: caminho de espiritualidade para jovens, escrito por Pe. Ray e publicado pelas edições Paulinas. "A originalidade desta obra está na simplicidade da linguagem". O autor explica o que é a leitura orante da Bíblia, apresenta os quatro passos e dá vários exemplos, com dinâmicas, de como fazer a lectio divina em grupo ou individualmente. Embora dedicado especialmente à juventude, serve para todos.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário