terça-feira, 7 de abril de 2009

Em foco: Fernando Melo fala sobre a Semana Santa na Terra de Jesus...(Entrevista)

Como vivem os cristãos hj na terra santa?

A situação dos cristãos hoje na Terra Santa, não é muito agradável. Porque de uma população de quase 9 milhões de pessoas, entre Israel, faixa de Gaza e Cisjordânia, apenas 2% acreditam em Jesus. Fazendo com que estes cristão, não exerçam sua fé em plena liberdade. Já que para Israel eles são árabes, ou seja inimigo, para os muçulmanos eles são ocidentais, e em nada vão acrescentar ao país ou a sua fé, deixando-os em um beco sem saída. Isto tem levado muitos, principalmente os Jovens a sairem em busca de uma vida melhor, na Europa na America ou em qualquer outro lugar, já que aqui emprego, moradia educação etc... é mais difícil para eles. Com a graça de Deus tem os Franciscanos que tem diversos projetos em prol destes cristãos e que se evita este êxodo, mas, a situação ainda é bem crítica

2.Qua a missão da Comunidade Obra de Maria na Terra Santa?
Em primeiro Lugar é a de ajudar os peregrinos que vem do Brasil visitar a Terra Santa. Fazemos toda organização dos grupos como: hotéis, alimentação, melhores guias etc.. tudo para que saia tudo muito bem planejado. Depois é a de ser presença viva de Jesus em meio as contrariedades. Com o nosso testemunho, despertar nas outras pessoas quem é este que os faz ter certas atitudes diferentes. Já que não podemos evangelizar diretamente com nossos cenáculos ou promover um louvor etc... Nós temos de concretamente, ser os braços de Jesus, as pernas de Jesus, os olhos de Jesus, para as aqueles que mais precisa de nós. As vezes só um sorriso faz com que as pessoas nos olhe de maneiras diferente.


3. Como é vivenciada a semana santa tendo em vista que ai foi onde tudo aconteceu?
O que percebemos no povo em geral é um profundo respeito, pelos atos aqui acontecidos. Seja por parte dos próprios cristãos, que com muita fé vive estes momentos cruciais da vida de Jesus. Seja até mesmo por parte dos outros povos que não tem esta fé em Jesus. Há um respeito muito grande aos fatos históricos. Porem, o que se fica mais nítido nas pessoas, que vemos participando de todas as festividades da semana santa, é uma profunda interiorização, como que os fatos não somente fossem recordados, mais vivido hoje. Claro que o lugar ajuda muito. Mas, o fato de você está em uma quinta feira santa, participando de uma procissão que sai do Getsemani (lugar onde Judas traiu Jesus e ele viveu a agonia) e ir até onde era a casa de Pilatos, com tochas, com cânticos, etc... como se faz hoje aqui, não é apenas uma encenação é verdadeiramente reviver emocionalmente como se Jesus estivesse aqui neste momento vivendo o mesmo que ele viveu a mais de 2000 mil anos atrás.

4. Qual a diferença entre a páscoa dos cristãos e a páscoa dos judeus?

A páscoa é uma das grandes e mais tradicional festa judaica. Significa a libertação do povo Judeu por Moisés na passagem do Mar vermelho, da escravidão do Egito. Na época de Jesus, estas grandes festas eram comemoradas com bastante fervor, e povos vinham de todas as partes para Jerusalém, comemorar no templo. Hoje, se comemora desta forma, porem, não no templo, pois os judeus não tem o templo, eles fazem em salões, em casa e ate mesmo em hotéis. A páscoa judaica era e é ainda hoje comemorada com uma ceia tradicional. Este ano por exemplo, na próxima quinta feira em cada casa judaica ao redor do mundo, crianças, adultos e anciões se reunirão em torno da mesa para fazer a refeição ritual que acompanham as festividades pascais. É a tradição. Por isso que Jesus, pede aos seus discípulos que preparem a mesa, para comerem a páscoa.Já a páscoa Cristã, está intimamente ligada a páscoa judaica, porem, comemoramos a libertação de Cristo da morte, pela sua ressurreição. Ou A libertação do pecado, para uma vida nova mediante a ressurreição de Cristo Jesus. A páscoa Judaica e a páscoa Cristã são distintas em sua essência, embora ambas abordem o mesmo tema da libertação.

5. Quas as missões que você desempenha hoje na comunidade, quantos anos você tem e quais as missões que vc já passou?
Hoje eu estou diretamente ligado na missão das peregrinações, sendo guia acompanhante de grupos aqui na Terra Santa e na Europa. E sou o responsável pela missão aqui na Terra Santa. Este Ano fiz dez anos de comunidade Obra de Maria, e já passei por diversas missões da comunidade. No ano 2000 vivi 1 ano aqui na Terra Santa, depois voltei para Recife, casa Mãe, logo em seguida fui abrir a missão de Brasília. Abri a Missão de Curitiba. E depois fui para Lorena (São Paulo) onde tínhamos uma casa de recuperação de drogados. Fui para Cachoeira Paulista onde fiquei 4 anos na missão da agência com as peregrinações e há quatro anos que estou nesta missão atual aqui na Terra Santa.


6 – Como é para você viver a semana santa ai nesta Terra?

Esta vivendo hoje a semana Santa aqui onde tudo aconteceu é realmente uma graça especial. É a quarta vez que vivo esta experiência. E este ano no Domingo de Ramos, que aqui é comemorado exatamente no local onde Jesus desceu de Betfagé ao Monte das Oliveiras, eu via aquela multidão cantando Hosana, Hosana ao Rei. Me transportei aquela época de Jesus e refletia que aquela mesma multidão que o acolhia, que jogava seus mantos, balançava seus ramos, foi a mesma multidão que gritava crucifica-o, crucifica- o. E fiquei a imaginar quantas vezes também nós não somos assim. Uma hora estamos louvando ao Senhor, outra hora estamos crucificando - o com nossos pecados. Me fez meditar e esta semana é tão especial para isso, que devemos pensar bem, antes de pecarmos, devemos amar a Jesus com o mesmo amor que ele nos amou. Que devemos a cada dia nos apaixonar por este Jesus tão amado que doou sua vida por nós. Não percamos tempo. Sejamos o homem, a mulher que Deus sonhou para nós. Que seja esta semana santa, seja a semana que mudará a nossa história e que passemos da morte (pecado) para uma vida nova em cristo.


Feliz páscoa para todo!!!

Fernando Francisco de Melo
Membro Consagrado da Comunidade Obra de Maria

Um comentário:

  1. Fernando querido,a paz!Que previlegio estar na Terra Santa,a terra do SAnto,durante a semana santa!Mas saiba que o seu convite que me fez no aeroporto,surtiu efeito,pois imediatamente ao retornar09,com a pedi para o Hugo cuidar dos preparativos para minha viagem e o resultado e que estarei indo em julho 2009,com a graca de Deus!Um abraco fraterno,que Deus lhe abencoe! Tania Terra(de sampa)

    ResponderExcluir