domingo, 28 de junho de 2009

O Primado de Pedro “Senhor, tu sabes tudo...” (Jo 21,17)

Hoje celebramos em toda a Igreja no mundo a grande festa dos apóstolos Pedro e Paulo, recentemente terminamos o Ano Paulino na igreja, instituído pelo santo Padre. Ao longo de um ano, meditamos e observamos mais de perto a grande figura e ação missionária, do apostolo dos gentios. Hoje dia de Pedro, dia do Papa, queremos também meditar um pouco mais a cerca do Primado de Pedro.
“Eu te digo que tu es Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.” (Mt 16,18)
O Evangelho nos mostra, que Pedro ocupava um lugar de destaque no colégio Apostólico, e que Cristo fez a ele a promessa da primazia entre os apóstolos, para que, uma vez confirmado, confirmasse os seus irmãos (Lc 22,32).
Outro destaque exclusivo de Pedro é que Cristo, ao chamá-lo a uma nova e superior vocação, lhe atribui curiosamente um novo nome, que carrega o significado poderoso de, ao mesmo tempo, chefe e fundamento da nova sociedade que terá por missão espalhar os ensinamentos do Mestre pelos quatro cantos do mundo. "Este (André) encontrou primeiro seu irmão Simão, e disse-lhe: Encontramos o Messias. E levou-o a Jesus. E Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro (Pedra)" (S. João, I, 41-42).
Ora, em toda a Sagrada Escritura Deus muda apenas três vezes o nome de homens, sempre para destacar a dignidade de uma vocação superior: primeiro, muda o nome de Abrão para Abraão, tornando-o o patriarca fiel a Deus e recompensado com a Antiga Aliança e a promessa de uma descendência numerosa (Gênesis, XVII, 5-8). O segundo eleito é Jacó, a quem Deus nomeia Israel, renovando as promessas feitas ao avô em relação ao povo judeu. A mais nenhum Deus concede esse privilégio, nem a Reis nem a Profetas, que foram tantos e com tal Santidade! No Antigo Testamento, Deus sela a Aliança com seu povo escolhendo e mudando o nome dos Patriarcas, mostrando de forma inequívoca que unge - separa - seus eleitos.
De Simão(que significa caniço rachado), o homem frágil a Pedro, pedra, fundamento, base inicial da Igreja. Pedro é o único que é nomeado em numerosas ocasiões por seu nome, mencionando-se o restante dos apóstolos em grupo, e sempre é recordado como o primeiro do grupo nos Evangelhos.
Foi o primeiro a quem Jesus lavou os pés na última Ceia. E por ele Que Jesus reza, para que não desfaleça na fé e possa confirmar depois nela os demais discípulos.
Pedro vive esta transição, do homem frágil, ao grande apostolo, primeiro Papa, através da Paixão, morte e Ressurreição do Jesus. No capitulo 21 do Evangelho de João, temos o relato da aparição do Ressuscitado aos discípulos junto ao lago, num relato cheio de sentido e significado. Jesus pergunta a Pedro três vezes se este o ama, e curando Pedro da angustiante experiência de sua tríplice negação, Cristo o institui como o primeiro entre os apóstolos, o guardião do rebanho, o pastor, primeiro Papa da Igreja. Este relato recebe o nome de Primado de Pedro, que quer dizer, aquele que tem a primazia. Aqui na Terra Santa onde vivo em missão, temos a oportunidade de ainda hoje poder tocar o lugar deste relato, o Santuário do Primado de Pedro as margens do Mar da Galileia,como também outros lugares relacionados a vida deste grande apostolo.Você também pode viver esta experiência de fe e conversão, peregrinando a Terra Santa. Entre em Contato conosco e saiba como...

São Pedro Apostolo, rogai por nos!

André Felipe
Missionário da Comunidade Obra de Maria/Belém - Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário