quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pétalas de uma Rosa chamada Teresinha

A Santa dos missionários
Pio XI proclamou Teresinha de Jesus padroeira das missões, e isso aconteceu não só por ter feito da causa missionária a grande prioridade do seu pontificado, mas por Santa Teresinha, de fato, ter sido uma grande apaixonada das missões. Durante toda a sua vida de carmelita, Teresa quis ser missionária, esperando ser enviada para o Vietnam, onde havia dois mosteiros carmelitas historicamente ligados ao Carmelo de Lisieux: o de Saigon fundado pelo Lisieux em 1861 e o de Hanói fundado pelo de Saigon em 1895. Ela queria ir para as missões como carmelita. As suas superioras reconheceram a sua vocação missionária, mas hesitavam por causa da sua saúde. Quando pensavam de fato em enviá-la a sua saúde entrou de novo em crise e ela nem chegou a partir. Foi o seu último ano de vida.

Encontramos Teresa missionária na sua autobiografia, nas suas poesias, nas suas últimas conversações, mas de maneira mais explícita na sua correspondência com dois missionários, o Pe. Maurice Bellière e o Pe. Adolphe Roulland, cuja vocação ela partilhava, a pedido da priora do Carmelo, a Madre Inês de Jesus. Teresa é uma irmã que os acompanha, aconselha e vive com eles a mesma aventura que eles estavam a viver.

Retenhamos apenas uma passagem dos seus Manuscritos Autobiográficos, de Setembro de 1895, um ano antes da sua morte: "Tenho a vocação de ser apóstolo. Quereria percorrer a terra para pregar o teu Nome e implantar a tua gloriosa Cruz sobre o solo infiel. Todavia, ó meu Amado, uma só missão não me seria suficiente, queria anunciar o Evangelho em cada uma das cinco partes do mundo e até mesmo nas ilhas mais remotas. Gostaria de ser missionária não por alguns anos, mas desde o princípio da criação até a consumação dos tempos. Mas sobretudo, ó meu Amado Salvador, queria derramar o meu sangue por Ti até a última gota"

Fonte:A. Torres Neiva, publicado em L'Osservatore Romano, edição portuguesa, n. 38, no dia 20 de setembro de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário