quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Outubro Mês das missões

"Não se abre uma rosa apertando-se o botão".
É um pensamento muito próprio para reflexão sobre a vocação missionária do cristão, não só para o mês de Outubro dedicado as missões, mas para todos os dias da nossa vida.
Jesus disse aos seus apóstolos: "Eis que vos envio como ovelhas no meio dos lobos. Mt 10,16. Vendo isto, Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma" Lc 9, 54-55.
A primeira atitude do missionário deve ser a mansidão. O anúncio da Boa Nova é um anúncio de paz. A violência e a agressividade afastam os corações. Não é a toa que Santa Teresinha foi declarada padroeira das missões, ela que transpôs as grades do seu convento e, partindo deste mundo aos vinte quatro anos, podia prometer que dos céus enviaria uma chuva de rosas sobre a terra. São Francisco de Sales, igualmente ensinava que se apanham mais mosca com uma gota de mel do que do que com um barril de vinagre. Quanta paciência e compreensão mostraram os santos missionários de todos os tempos na inculturação de fé em corações duros e arraigados numa cultura pagã totalmente diversa dos caminhos cristãos. Davam tempo ao tempo, como o Semeador aguarda com paciência o tempo da colheita. O cristão que tem pelo batismo, a vocação missionária, a missão de anunciar a Boa Nova, tem de ter, ele próprio um coração semelhante ao de Cristo, manso e humilde, como pedimos na jaculatória, "fazei nosso coração semelhante ao vosso".
O missionário, ao levar a Boa Nova a um mundo angustiado e sem esperança se esgota com o último suspiro, não pode se apresentar triste e desconsolado, impaciente ou ansioso, mas deve manifestar uma vida irradiante de fervor e da alegria de Cristo.
Como missionária da Comunidade Obra de Maria, a cada dia me sinto atraída pelo Bom Mestre que me diz: Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a todas as criaturas.

Maria Pereira
Obra de Maria - Mossoró/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário