sexta-feira, 12 de março de 2010

Quaresma e Mudança de vida

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna."
Jo 12, 24-25.

Estamos na quaresma, tempo de penitência, de conversão, de mudança de vida. Tudo isso nós já sabemos a muito tempo, porém saber não significa fazer ou cumprir. Estamos fazendo o que o tempo da quaresma nos pede? A quaresma para nós realmente tem sido tempo propício a conversão?
A quaresma não deve significar apenas meros quarenta dias antes da semana santa. Ela deve significar tempo de reflexão e deve surtir um efeito espiritual e concreto sobre nós, nossa reflexão deve nos levar a isso, senão será apenas mais uma quaresma como todas as outras que já vivemos. E o principal efeito deve ser a conversão.
Não basta refletirmos o sofrimento de Jesus e termos até pena dele se isso não provocar verdadeiramente uma mudança nas nossas mentalidades. Quaresma sem conversão é apenas data, período e momento e não mudança, reflexão e atitude. Temos que nos conscientizar que não podemos continuar vivendo como estamos vivendo, passando por diversas quaresmas sem permitir que elas nos transformem.Conforme a passagem bíblica que iniciamos este texto, temos que permitir nesta quaresma a morte do homem e da mulher velha dentro de nós. Com todos os seus vícios, pecados e costumes.É necessário, de certa forma, perdermos a nossa vida.Vida esta tão desregrada e cheia de nossa própria vontade, para podermos encontrar a vida de Deus.Para enfim, ressuscitarmos com o Cristo no domingo de Páscoa com uma vida nova.Cheia de novos horizontes e de desejos santos em uma comunhão perfeita com Deus.
Se assim o fizermos poderemos ver o quanto a quaresma é proveitosa quando bem vivida. Mesmo que no próximo ano tenhamos que refazer este caminho de novo, não tem problema, o importante é nos conscientizarmos hoje que precisamos mudar a nossa vida e esta mentalidade deve persistir em nossas cabeças, durante o ano inteiro e não apenas na quaresma, pois afinal, precisamos matar todos os dias o nosso querer a nossa vida pelo o querer e pela a vida de Deus.
Que Deus nos ajude a vivermos uma santa e boa quaresma.

Nelinho Augusto
Missionário da Comunidade Obra de Maria - Mossoró - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário