segunda-feira, 15 de março de 2010

A importância de se colocar no lugar do outro

Já dizia um autor que agora não recordo que empatia é o esforço que realizamos para reconhecer e compreender melhor os sentimentos e as atitudes das pessoas com as quais convivemos. Somente a partir de uma atitude empática estaremos em condições de abandonar momentaneamente nossas ocupações e preocupações para estudar, entender e tentar ajudar aqueles que nos rodeiam.

Portanto, só se pode ajudar alguém quando se conhece a pessoa. E a melhor forma de conhecer o outro é tentando se colocar no lugar de sua realidade. É preciso sair de si para buscar ajudar o outro entendendo então seu comportamento, suas ações e até seus anseios para uma vida melhor. Qualquer frustração na relação entre amigos, colegas ou mesmo entre pais e filhos pode acarretar danos para uma vida inteira.

pessoas também que não tiveram a presença materna ou paterna em toda sua vida. Em algumas situações pela separação dos cônjuges, às vezes marcadas até pelo adultério de um deles ou por outro motivo ainda maior. E quando a pessoa que cria essas crianças não exerce a função verdadeira de pai e mãe lacunas são abertas e só o tempo pode cuidar disso e encaixar todas as coisas em seu devido lugar. Com certeza, se houver esse acompanhamento direto com os filhos, desde pequeninos até a fase adulta ou mesmo o zelo pelas verdadeiras amizades, já que essas são dons gratuitos do Deus Amor e não conseguimos viver sem elas, poderemos ser verdadeiramente felizes e realizados em nossa vida.

Cative seus amigos e cuide deles, com certeza eles são pérolas que o Senhor te concedeu para juntos trilharem o caminho até o porto seguro e desejado, que é o Céu!

Jaciara e Lucívio
Missionários da Obra de Maria em Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário