quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O primeiro passo foi dado há 20 anos, hoje é dia de saber o que é a Comunidade Obra de Maria

A Associação Comunidade Obra de Maria completa 20 anos desde a construção da primeira casa de missão, Gilberto Gomes Barbosa foi quem deu o primeiro passo. Com o papel de fundador no ano de 1990, juntamente com mais sete jovens teve a oportunidade de alugar uma casa na Várzea em Recife, Pernambuco. Mesmo com as dificuldades enfrentadas no dia a dia a Obra cresceu bastante e hoje está em comemoração do vigésimo aniversário.

A Comunidade é uma associação de sacerdotes e fiéis leigos, ou seja, membros da Igreja Católica que não receberam o Sacramento da Ordem, mas que tem a missão de testemunhar sobre o Evangelho. O objetivo da Obra de Maria é servir ao Senhor e evangelizar com alegria. Método este adotado pelos missionários e que vem dando certo há 20 anos, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos para viver em comunhão com Deus.

Segundo uma das missionárias da Obra, Fabiana Paula, qualquer pessoa pode fazer parte da comunidade. Para isso é preciso deixar a casa onde mora e viver em casas de missões ou ainda viver em sua própria casa e viver no carisma que é “Evangelizar com alegria”. Viver em comunidade significa conviver com pessoas diferentes que tenham o mesmo objetivo de evangelização. “Acredito que para um jovem é mais fácil tomar a decisão de sair de casa e viver em comunidade, pois normalmente os adultos têm sua vida estabelecida, são casados (as) etc.”, afirmou Fabiana.

Existem também outras comunidades como Shalom e Canção Nova, mas a característica principal da Obra de Maria é o carisma. Com o lema “Evangelizar de todas as formas com alegria”, traz pessoas para a igreja de maneira diferente, fazendo com que as pessoas se sintam bem, felizes e confiantes em Deus.

Gilberto Gomes contou que ainda no início “quando éramos um pequeno grupo, houve uma profecia de Frei Fulgêncio, Frade Capuchinho, de Maceió-Alagoas “A Obra de Maria vai crescer no Brasil e no mundo” e hoje em dia realmente estamos evangelizando, construindo casas de missões e proclamando a palavra de Deus em outros países”.

Então a profecia foi cumprida e cada vez mais a Comunidade Obra de Maria vem se expandindo. Atualmente a Comunidade Obra de Maria está presente em dez países, além do Brasil, onde surgiu a primeira casa de missão. São eles Israel, Palestina, Portugal, França, Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Paraguai, Argentina e Itália. Os 11 países totalizam em aproximadamente 1.450 membros a serviço da evangelização de todos.

Com a existência do trabalho evangelístico e do cenáculo (que é a oração do terço em família), a Obra atinge várias pessoas aproximando-as da Renovação Carismática. Fabiana Paula que é missionária desde os 13 anos, falou que no exterior a quantidade de missionários brasileiros é maior do que de moradores da área, “nós que vivemos em comunidade ainda temos a esperança de ter em breve membros estrangeiros na comunidade”, afirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário