sábado, 9 de janeiro de 2010

Bispo emociona o fundador da Comunidade Obra de Maria

Nesta contagiante manhã de sexta-feira aconteceu uma palestra sobre “movimento e novas comunidades” com Dom Filippo Santoro, nascido na Itália e atual bispo da diocese de Petrópolis, Rio de Janeiro. Logo em seguida, o fundador Gilberto Gomes se emocionou ao dizer que era bastante agradável ouvir tudo aquilo e que está previsto a presença de Dom Filippo na festa de 25 anos da Comunidade Obra de Maria, “estamos diante de um homem de verdade”, afirmou Gilberto em homengem ao Bispo.

Durante a palestra Dom Filippo ele falou que se lembrava bem do momento em que eu perguntou ao padre o que era preciso para ser padre e a reposta foi “É preciso ser homem, se não for um homem não consegue ser um padre”, logo em seguida perguntou sobre o celibato e o padre me respondeu “o celibato, meu querido, é uma graça extraordinária”, complementou que a pessoa não abandona nada e que a partir da consagração consegue olhar, abraçar e principalmente amar cada pessoa como Jesus amou, “essa é uma benção divina”, afirmou Dom Filippo.

Quando ele fez os votos de castidade foi mandado para o Brasil, inesperadamente, para estudar e hoje comentou que foi uma benção tudo isso acontecer, pois agora tem a oportunidade de estar celebrando junto com a Comunidade Obra de Maria os 20 anos de história e louvar ao Senhor.

Certa vez perguntaram para Dom Filippo qual o valor, o significado, o sentido de sua vida e ele respondeu “o abraço de Cristo, de Maria e o abraço que cada um de vocês recebem da Comunidade é o mais importante, sentindo o amor de Deus e dar o testemunho sobre o carisma, trazendo o dom da vida”.

“Nossa Senhora aos pés da cruz, é a mãe que toma conta de seu filho, a Senhora Mãe da Igreja e essa misericordiosa mulher nos faz sentir amados. João representa os discípulos, representa a todos nós e a Igreja nos permite entender a palavra e o sacramento”, explicou Dom Filippo em relação à medalha que os missionários da Obra de Maria carregam no pescoço e disse que as novas comunidades devem ter tempo para a espiritualidade e a presença da Renovação Carismática Católica.

A comunhão deve acontecer através do diálogo com Jesus, uma vida sagrada e a Comunidade dá testemunhos que mostram como tudo isso é possível, onde cada um pode contribuir segundo a sua identidade e carisma.

No aspecto missionário uma história que sempre toca muito ao Dom Filippo é a de São Francisco de Assis, Santo este que ao entrar em uma cidade para evangelizar enquanto caminhava pelas ruas da cidade em silencio. Mas uma das pessoas que estavam presentes, angustiada perguntou: “Francisco você não ia fazer uma pregação? e São Francisco apenas continuou andando. O homem insistiu em dizer que ele precisava falar alguma coisa, mas nada aconteceu. Então ao chegar em casa, São Francisco disse “irmão que para pregar não precisava falar, basta que as pessoas olhem para mim podendo sentir e ver Deus presente em minha vida, isso é a pregação!”. O Bispo explicou ainda que cada missionário tem um dom e um carisma especial, mas que todos são amados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário