sábado, 7 de agosto de 2010

O tesouro da vida

A vida é o grande tesouro para todas as pessoas. Ela deve coincidir com as inspirações que brotam do coração, com aquilo que identifica a realidade de cada ser humano criado para o bem e a felicidade.

O tesouro da vida é fruto de vigilância constante. Isto acontece no correto uso que fazemos dos bens da natureza e do valor que damos a todos eles. Aí reinam a justiça, a fraternidade e a esperança.

Na busca do verdadeiro tesouro temos que descobrir o que vem em primeiro lugar, o valor que conta e que dá sentido pleno para a vida. É a presença da partilha como gesto de desprendimento solidário.

Não são as riquezas materiais e o acúmulo de bens que significam tesouro. Neles pode estar a atitude de egoísmo, como diz Jesus: “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração” (Lc 12, 34).

O grande tesouro é ter a sabedoria do Reino de Deus, que faz história em cada um de nós. É questão de fé, podendo nos dar os fundamentos do que esperamos. Não é um tesouro passageiro, vazio, mas de eternidade.

O desprendimento de bens passageiros nos ajuda a concentrar nossa atenção nas realidades duradouras, naquilo que constitui sentido para a existência humana. Assim construiremos um tesouro que não termina na terra.

Podemos até concluir nosso pensamento dizendo que, quem tem a Deus como tesouro, nada lhe falta. Ele é o tesouro duradouro, que nos leva a construir uma sociedade totalmente nova. O Reino de Deus é o caminho da verdadeira felicidade.

Esse Reino está presente no “sim” que damos quando tomamos decisões conscientes e responsáveis. Nas eleições deste ano, por exemplo, é importante o envolvimento das prioridades da sociedade, a luta por uma democracia sustentável.

No voto responsável devem estar os critérios de compromisso cristão, um país mais justo e preocupado com o bem comum e com a dignidade de seu povo. Isto só acontece na escolha de políticos honestos e comprometidos com a cultura da vida.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário