quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quaresma: Tempo de conversão

Ontem 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja começou a Quaresma, seu retiro anual de 40 dias, recordando os 40 dias que Jesus permaneceu no deserto a fim de preparar-se para cumprir sua missão de anunciar aos seres humanos a novidade do Pai. Diz o evangelho que ele jejuou durante todo esse tempo e, no fim, sentiu fome. Aproveitando-se dessa necessidade vital, satanás o tenta, mandando que ele transforme pedras em pão além de fazer outras propostas lisonjeiras, Jesus reage a tudo e depois das tentações, parte para comunicar a boa notícia da salvação.
A Quaresma é, para a Igreja, o que a permanência de 40 dias no deserto foi para o Filho de Deus: um tempo mais intenso de exercício espiritual que prepara os cristãos para celebrar os grandes mistérios de Cristo, a paixão, morte e ressurreição. E isso não pode acontecer de qualquer jeito, de maneira improvisada, por isso a liturgia quaresmal, é muito significativa, ela mexe com o nosso interior e nos convida a colher e saborear os frutos da Páscoa. Mas isso só ocorrerá se, nesse tempo houver espaço para a conversão, penitência, oração e vivência da caridade.
No mundo atual o ser humano moderno pouco se interessa pelos valores espirituais, é necessário que os cristãos se convertam e vivam intensamente essa conversão, sabemos que a sociedade a passos largos foge do Ressuscitado e, cada dia mais, se distancia do reino de Deus.
Precisamos nos esforçar para que esses 40 dias façam a diferença na nossa vida, ainda que torturados na cruz, transfigurados seremos para glória!

Maria Pereira
Obra de Maria - Mossoró/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário