segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Importância da Família na Educação dos Filhos

Eis que chegamos ao mês de fevereiro! Mês em que se inicia o ano letivo para a maioria dos alunos e por isso precisamos refletir um pouco sobre a educação de nossos filhos. Vejamos:

O Catecismo da Igreja Católica, na página 580 afirma que o papel dos pais na educação é tão importante que é quase impossível substituí-los. O direito e o dever de educação são primordiais e inalienáveis para os pais. Os pais devem considerar seus filhos como filhos de Deus e respeitá-los como pessoas humanas. Educar os filhos no cumprimento da Lei de Deus, mostrando-se eles mesmos obedientes à vontade do Pai dos Céus. Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos”.
Dessa forma, definindo então a família como uma instituição divina, não se pode substituir sua missão. É função dela promover para o filho o direito a educação provocando nele também o respeito e a obediência exercendo isso com autoridade sem autoritarismo. A missão de pai é diferente da missão do professor, mas ambos juntos podem e devem dar as mãos e unirem-se na luta para que o filho / aluno aprenda não só conteúdos programáticos, mas também para a vida. A família é, portanto, a primeira escola onde o filho há de aprender, porque a partir dessas experiências colhidas dentro de seu lar poderá levar para seu cotidiano escolar. Quando falta ao filho um ambiente familiar saudável e equilibrado, no qual o mesmo vem convivendo com uma desestrutura familiar (ausência de pai, de mãe, falta de tempo), ele se deixa levar pelo impulso em direção da irresponsabilidade ou inconsequência, gerando assim ações inadequadas e insensatas que irão desorganizar e prejudicar a formação do seu caráter e da sua personalidade. Por isso seja qual for o lar em que o filho / aluno resida, é importante que tenha uma família, não somente para presentear com coisas materiais, mas, sobretudo, para orientá-lo de como viver melhor em sociedade. Contudo, é necessário saber que a família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade. (Catecismo da Igreja Católica, pág. 576).

Lucivio e Jaciara

(Membros Consagrados da Comunidade Obra de Maria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário