segunda-feira, 5 de julho de 2010

Semana da Unidade dos Cristão 2011 centrada na Terra Santa

Já está disponível a versão portuguesa do texto de apoio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011, tendo por base a proposta de um grupo ecuménico de Jerusalém.

A Igreja de Jerusalém é considerada um verdadeiro exemplo da unidade dos cristãos, “mesmo no meio de grandes problemas” resultantes da multiplicidade de Igrejas e credos presentes na Terra Santa.

O tema deste ano é dado pelo livro dos Actos dos Apóstolos, que diz “unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações”.

De acordo com o Vaticano, “todo o material foi preparado por uma comissão mista, nomeada pelo Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas”.

As celebrações que vão dar vida àquela semana têm por base quatro elementos que expressam a unidade da fé cristã: a palavra, a comunhão fraterna, a celebração da eucaristia e a oração.

Para além destes elementos, os cristãos de todo o mundo são ainda convidados a olhar para a ressurreição, “mesmo quando ela carrega a dor da cruz”, e para a reconciliação.

Tal como os antigos Apóstolos, está também presente esta ideia final do “envio dos fiéis como embaixadores da Boa Nova da reconciliação”.

O objectivo passou por adaptar o texto de acordo com as diversas tradições religiosas presentes na Terra Santa, um pouco à imagem do que sucedeu há 2 mil anos, “quando os primeiros discípulos de Cristo, reunidos em Jerusalém, experimentaram o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes e foram reunidos na unidade como corpo de Cristo”.

A região congrega actualmente treze Igrejas com um ministério episcopal, entre elas a Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Católica Latina, a Igreja Episcopal Evangélica e a Igreja Evangélica Luterana. Conta também com um número elevado de outras Igrejas ou comunidades, como os presbiterianos, os baptistas e os pentecostais.

Neste contexto, é lançado um desafio a todos os cristãos, “para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham coesa a comunidade primitiva em Jerusalém, quando os cristãos se uniam no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações”.

Um repto para que se faça da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2011 “um compromisso de trabalho por um genuíno ecumenismo, enraizado na experiência da Igreja dos primórdios”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristão, que se realiza em Janeiro do próximo ano, conta já com uma tradição de 103 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário