quinta-feira, 1 de julho de 2010

Especial Terra Santa... nós queremos levar você! 17x de R$ 299,00


Os Lugares Santos Hoje

Hoje, nos lugares santos, Jesus espera por cada um de nós afim de termos uma experiência com ele nos lugares de peregrinação. É claro que não vamos encontrar Jesus carregando a Cruz pela Cidade antiga de Jerusalém mas vamos encontrar os lugares por onde ele passou carregando sua Cruz. Ali se mistura o grito dos lojistas, a agitação da cidade que muitas vezes quer nos tirar a atenção e muitas vezes temos dificuldade de meditar nos acontecimentos ocorridos há mais de 2000 anos. Quando andamos pela galiléia, Judéia e Jerusalém pudemos contemplar de perto cada lugar em que Jesus manifestou o seu poder, realizando cura e milagres. Quando lemos Jer 29, 13-14 "Buscar-me eis e me achareis, quando me buscar de todo o coração. Que essas pequenas reflexões históricas que seguem abaixo possam levar cada peregrino que ali visita a um encontro com Jesus.

A CIDADE DE JERUSALÉM

Em torno da cidade de Jerusalém aconteceram os principais fatos da vida de Jesus. Ela está localizada a aproximadamente 52 Km do Mar Mediterrâneo, 22 Km do Mar Morto, 250 Km do Mar Vermelho, 150 Km de Akka. A cidade mais visitada do mundo. Jesus ia pelo menos uma vez no ano a Jerusalém, possivelmente três.

Inclui os lugares sagrados para as três principais religiões (Cristã, Judía e Muçulmana).

O rápido crescimento da população tem extendido os limites da cidade além do muro que a rodeia. O Bairro Moderno, conhecido como Nova Jerusalém.

LUGARES SAGRADOS

Jerusalém é altamente respeitada e venerada pelos praticantes das três religiões monoteístas (muçulmanos, cristãos e judeus), pois a maioria dos profetas e mensageiros viveram ou estiveram alguma vez na cidade, como Abraão, Jacó, Isac, e tantos outros profetas, o próprio filho de Deus teve seus principais momentos na cidade. Ali morreu e ressucitou.

A Cúpula da Roca

Foi considerada como um santuário dos mulçumanos, ali eles acreditam que foi o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada por o profeta Maomé).

Em relação aos cristãos, a Igreja da Ressurreição é o lugar onde Jesus foi crucificado ao lado do Santo Sepulcro. A Igreja é considerada como o lugar mais venerado pelos cristãos.

Jerusalém: Basílica do Santo Sepulcro

"No lugar onde Jesus fora crucificado,
havia um jardim,
e neste um sepulcro novo …
e por estar perto o túmulo,
depositaram o corpo de Jesus."
(Jo 19:41-42)

Aqui também temos o calvário. Aqui Jesus foi torturado até a morte por nossos pecadso. Aqui vemos o Evangelho de Lucas 23, 34 "Pai perdoai-lhes poque não sabem o que fazem". É aqui que a maldição se tornou bençãso onde os pecadores encontram a misericórdia e aqui somos vitoriosos pelo derramamento do Sangue do cordeiro. Aqui a profecia do profeta Isaías é confirmada (Is 53 - "pelas suas chagas fomos curados"). Aqui o ladrão recebe o perdão do Senhor (Hoje estarás comigo no paraíso).

"Tomaram eles, pois, a Jesus, e Ele próprio, carregando a Sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram." (João 19,17-18a)

Aqui encontra-se o túmulo de Cristo. Aqui encontramos o Cristo vencedor da morte, o homem crucificado é agora ressuscitado. O maior inimigo foi vencido: a morte. Aqui madalena encontra o túmulo vazio.

A construção da primeira Igreja do Santo Sepulcro começou em 326 por ordem do Imperador Constantino. Ela foi erigida no sítio de um templo e santuário romano do século II que, segundo uma tradição local, tinha sido construído sobre o lugar onde Jesus fora crucificado e sepultado. Quando os edifícios romanos foram demolidos, foram descobertas várias tumbas cortadas na rocha. Uma delas foi identificada como sendo a de José de Arimatéia. A rocha inclinada era cortada em torno desta tumba, deixando uma beirada perpendicular livre no sítio do atual Edículo.

Desde o tempo dos cruzados, os recintos e o edifício da Basílica do Santo Sepulcro tornaram-se propriedade das três maiores denominações - os greco-ortodoxos, os armênio-ortodoxos e os católicos romanos. Outras comunidades - os copta-ortodoxos egípcios, os etíope-ortodoxos e os sírio-ortodoxos - também têm certos direitos e pequenas propriedades dentro ou a pouca distância do edifício. Os direitos e os privilégios de todas estas comunidades são protegidos pelo Status quo dos Lugares Santos (1852), conforme estabelece o Artigo LXII do Tratado de Berlim (1878).

"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém,
que se resseque a minha mão direita.
Apegue-se-me a língua ao paladar,
se não me lembrar de ti,
se não preferir eu Jerusalém
à minha maior alegria." (Sl 137:5-6)

Jerusalém capital de Israel e sede de seu governo, é a maior cidade do país. São 634.000 habitantes (dos quais 14.000 são cristãos).

Para os cristãos, Jerusalém é uma cidade de Lugares Santos associados a eventos da vida e ministério de Jesus e ao início da igreja apostólica. Estes são locais de peregrinação, prece e devoção. As tradições que identificam alguns destes sítios datam dos primeiros séculos do cristianismo.


Jerusalém: cidade antiga - vista do Monte das Oliveiras

Jerusalém: lado oriental dos muros da cidade, sobre o Vale do Cedron

A Basílica da Agonia no Jardim de Getsêmani (Também conhecida como a Igreja de todas as nações)

"... Jesus saiu juntamente com seus discípulos
para o outro lado do ribeiro Cedrom,
onde havia um jardim; e
aí entrou com eles." (Jô 18:1)

Horto de Getsêmani, nas imediações do Monte das Oliveiras, onde Jesus se retirava muitas vezes para rezar.

Uma pedra enorme encontra-se diante do altar desta igreja. Aqui o filho de Deus ajoelhou-se e prostou-se em agonia, agonia de morte. É a luta contra o pecado da humanidade, aluta contra satanás. Chegou a transpirar sangue. Estyava em jogo o destino da huimanidade.

"Meu Pai: se possível, passe de mim esse cálice! Todavia, não seja como eu quero e sim como tu queres." Mateus 26,39

A Basílica da Agonia foi construída em 1924 no sítio onde, segundo a tradição, encontrava-se o Jardim do Getsêmani; nela encontra-se uma parte da rocha identificada como o lugar onde Jesus orou sozinho no Jardim, na noite em que foi aprisionado. Embora não haja certeza de ser este o ponto exato, o cenário se adapta à descrição do Evangelho e a basílica atual, projetada pelo arquiteto Antonio Barluzzi, ergue-se sobre as fundações de dois santuários construídos no passado: uma capela dos cruzados, do século XII, abandonada em 1345; e uma basílica bizantina mais antiga ainda, do século IV, destruída pelo terremoto de 746. Uma pedra no caminho que sobe ao Monte das Oliveiras é mencionada pelo Peregrino de Bordéus em 333, e ele a identifica como sendo o local onde Judas Iscariotes traiu Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário